Confira as nossas dicas para viajar com animais

Confira as nossas dicas para viajar com animais

Veja como fazer com que os trajetos de carro com o seu pet sejam mais seguros e tranquilos.

Quem tem um (ou mais) bichinhos de estimação costuma ficar em dúvida sobre a melhor forma de viajar com eles. Pela liberdade e praticidade, o carro costuma ser o meio de transporte mais recomendado para que os donos de animais levem seus pets em viagens de longa distância de forma cômoda e segura. Pensando nisso, nós montamos uma lista com dicas para viajar com animais. Veja como fazer com que os trajetos de carro com o seu pet sejam mais seguros e tranquilos. Você é amante de animais? Já pensou em viajar com eles usando a BlaBlaCar?

Viajando com animais usando a BlaBlaCar

Por meio de uma função da plataforma, todos os membros da BlaBlaCar podem informar, na hora de montar o perfil, se aceitam ou não viajar com animais. Para 82% dos membros os animais são bem-vindos, mas é preciso informar a espécie e o porte do companheiro de viagem antes de pegar a estrada. Já para 10%, os pets são sempre ótimas companhias, independentemente da espécie ou tamanho. E apenas 8% preferem não transportar os animais em nenhuma circunstância.

viajar com animais

Você e o seu pet estão oferecendo uma carona?

Você quer oferecer uma carona com o seu pet? Deixe claro na descrição da sua viagem que você vai viajar acompanhado de um animal, e qual a sua espécie e porte. Se você estiver viajando com gatos, por exemplo, deve prevenir passageiros que possam ter alergia a pelos. O mesmo se estiver viajando com cachorros.
Já se você não tiver um bichinho de estimação, mas estiver com as portas do seu carro abertas aos bichinhos dos seus passageiros, acesse o seu perfil e clique em “modificar preferências”. Procure o ícone do cachorrinho e escolha a opção mais adequada ao seu caso:

nao viajo com animais“Animais não, por favor.”

depende do animal“Depende do animal.”

animais sao bem vindos“Animais são bem-vindos. Au au!”

Sempre confira se o seu carro possui as condições necessárias para o transporte de um bichinho.

Você e o seu pet estão procurando uma viagem?

Procure condutores que tenham a imagem do cachorrinho cinza (depende do animal) ou verde (animais são bem-vindos) no seu perfil. É sempre importante checar com o condutor se ele concorda em levar o seu pet, e se o carro tem o espaço necessário para ele. Tudo certo com o condutor? Então confira as nossas dicas de segurança abaixo.

Dicas de segurança para quem viaja de carona com animais

Confira as nossas dicas de segurança antes, durante e depois de viajar com a BlaBlaCar.

Antes da sua viagem com a BlaBlaCar

  • Aquecimento. Para começar, é importante que o animal de estimação esteja acostumado a andar de carro. Se esse não for o caso, vale prepará-lo para a viagem semanas antes. Voltas curtas pelo bairro já ajudam o animal a se sentir mais familiarizado com a experiência.
  • Gaste energia. Outra dica é cansar o animal antes da viagem, isso vale principalmente para os hiperativos. Dar algumas voltinha de coleira pelo quarteirão pode ajudá-los a gastar energia. Dessa maneira ele vai ficar mais calmo durante a viagem, quem sabe até dormir.
  • Alimentação na medida certa. Em viagens de até 12 horas, os pets não devem ser alimentados nas três horas que antecedem a partida nem durante o trajeto, para evitar enjoos. E ainda que o bichinho esteja acostumado com a estrada e não sofra de náuseas e vômitos, a recomendação é oferecer uma quantidade menor do que o habitual de alimento, antes da viagem, até para não estimular a defecação.

carona com animais

  • Identificação. Sempre coloque uma placa de identificação junto à coleira do animal. Caso haja algum imprevisto, seu pet estará devidamente identificado e facilmente será encontrado.

Durante a sua viagem com a BlaBlaCar

  • Transporte seguro. No carro, os pets não podem viajar soltos. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro não tem nenhuma especificação sobre o cinto, porém para garantir a segurança de todos no carro, é recomendável tomar alguns cuidados para eles serem melhor acomodados. No mercado já existem cintos de seguranças e caixas transportadoras próprias para todos os tipos de animais.

blablacar caixa de transporte

  • Temperatura amena. Durante o trajeto, o dono também deverá se preocupar em garantir que a temperatura dentro do carro seja agradável, de forma que o pet não receba luz direta do sol e conte com boa ventilação. Ar condicionado é bem-vindo, desde que esteja numa temperatura ambiente.
  • Paradas estratégicas. Em trajetos muito longos é importante parar para descansar, oferecer água e dar uma volta na rua com o animal. Mas é preciso tomar cuidado com a quantidade de água oferecida, pois o excesso pode causar indisposição.

Depois da sua viagem com a BlaBlaCar

  • Sombra e água fresca. Você e o seu pet já estão bem instalados no seu destino final? Então seu animal já pode ser convidado a terminar a sua refeição, e a descansar após a viagem.

Gostou das nossas dicas?

Então procure ou publique uma viagem com o seu bichinho de estimação:

PublicarProcurar

Boa viagem!

Descubra mais sobre

Dicas

Ao acessar o nosso site, você concorda com o uso de cookies para analisar e produzir conteúdo e anúncios adaptados aos seus interesses. Leia a nossa política de utilização de cookies

Publique uma viagem