Conheça um casal que viaja pelo mundo usando a economia compartilhada

Conheça um casal que viaja pelo mundo usando a economia compartilhada

Conversamos com Cristina e Fernando, um casal de nômades digitais

Tudo começou em meados de 2014, em uma conversa no café da manhã. Cristina Balari e Fernando Felix falavam sobre trabalho, como todo casal costuma fazer. No entanto, nessa conversa, questões filosóficas e sobre o sentido da vida despertaram uma vontade que adormecia escondida na rotina do casal.

Num dado momento, percebemos que estávamos num ciclo de trabalhar para pagar nossa necessidade de acumular, que demandava sempre mais trabalho e mais acumulação. Descobrimos que precisamos de muito pouco para viver bem e sermos felizes. Decidimos mudar. Sair pelo mundo afora. Experimentar outras culturas. Tiramos um ano sabático, que afinal, acabou transformando-se numa forma de viver pelo mundo.
- Fernando

Foi então que o casal resolveu montar o projeto Arte de Partir, com o qual viajam o mundo usando a economia compartilhada. Além da BlaBlaCar, eles também usam o site de aluguel de quartos e apartamentos AirBnB, a plataforma de troca de hospedagem e alimentação por trabalho voluntário Workaway, e o site que permite tomar conta de bichinhos de estimação em troca de hospedagem Trustedhousesitters.

Cristina e Fernando compartilharam com a gente algumas de suas experiências em suas andanças pelo mundo. Confira:
arte de partir 3

Dia dos namorados é todo dia

Fernando:

Curiosamente, já passamos vários “dias dos namorados” pelo mundo. No hemisfério norte, comemora-se o “Valentine´s day”, em 14 de fevereiro. Em outros países, existem variações. No Brasil, comemoramos no dia 12 de junho, assim, desde que partimos, este ano teremos nosso quarto dia dos namorados. Mas, na verdade, depois de termos passado tantos dias, 24h por dia juntos, encontrando e superando desafios, sofrendo e desfrutando juntos, podemos dizer que todo dia acaba sendo dia de namorarmos.

Dormir numa cabana, num bosque em Vashon island. Repetir isso numa reserva de Mata em Florianópolis. Ver o sol nascer e se pôr, cruzando o Atlântico de barco. Perder-se nas ruas de Roma. Explorar as ilhas croatas. Tudo isso, são experiências românticas que jamais se esquece.

O melhor da BlaBlaCar são as histórias

Cristina:

Nas estradas da Europa, utilizamos em diversos países a BlaBlaCar, sempre com resultados acima das expectativas. Tivemos de tudo: condutor policial, médico, enfermeira, psicóloga, jornalista, especialista em mergulho, tatuador, engenheiro e comerciante. Os roteiros das estradas sempre acompanhados por roteiros de vida. Histórias encantadoras. E muita conversa interessante. Milão, Barcelona, Valência, Paris, Bourges, Porto: mudam as cidades, a paisagem, o clima. Mas a segurança e o prazer das viagens seguem sendo os mesmos.

Fernando:

Uma curiosidade em nossa jornada: No primeiro ano de nossa viagem, coincidiu que tínhamos que chegar ao interior da França saindo de Paris. Dentre as diversas opções que buscamos, a melhor delas acabou sendo a BlaBlaCar. Fomos de Paris a Fussy, na véspera do dia dos namorados. Aí, acabamos comemorando a dois, no friozinho francês, regado a vinho e queijo, o nosso Valentine´s day.
Credito: Ricardo Fernandes/DP

Sobre a economia compartilhada

Fernando:

Nosso objetivo maior é conhecer as motivações das pessoas. O que as leva a dedicarem-se de forma apaixonada a determinadas causas? Ou a ajudarem pessoas com problemas de saúde ou dificuldades de sobrevivência? Como se dá a colaboração pelo mundo? Temos mais perguntas que respostas, mas, o maior legado que podemos deixar são nossas experiências de vida. Ficamos felizes, quando conseguimos motivar outros a descobrirem seus próprios caminhos. Compartilhar nossa história e, com isso, contribuir para que ela inspire as histórias de outras pessoas.

E você, também quer ouvir histórias inspiradoras em suas viagens? Então compartilhe o seu trajeto usando a BlaBlaCar:

Procurar caronaPublicar carona

Descubra mais sobre

Histórias dos membros

Ao acessar o nosso site, você concorda com o uso de cookies para analisar e produzir conteúdo e anúncios adaptados aos seus interesses. Leia a nossa política de utilização de cookies

Publique uma viagem